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Le Plano de controlo sanitário

O Plano de controlo sanitário (PCS) é um conjunto de documentos obrigatórios que descrevem as medidas a tomar pelo estabelecimento para assegurar a sua higiene e a segurança sanitária.

Este plano permite obter a autorização sanitária para que o estabelecimento possa ser aberto ao público.


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O plano de controlo sanitário em quatro partes

O plano de controlo sanitário compreende quatro grandes categorias :


Quais são as boas práticas de higiene (BPH)?

Plano de controlo sanitário Para a implementação do seu plano de controlo sanitário, poderá e deverá consultar o guia das boas práticas de higiene do setor onde opera.

Este guia contém boas práticas de higiene e todos os processos corretos para o controlo da segurança sanitária de géneros alimentícios, alimentos para animais e subprodutos animais, por setor de atividade. É feita também referência às obrigações regulamentares a cumprir, nomeadamente, a regulamentação sanitária definida pelos Regulamentos (CE) n.°s 852/2004, 183/2005 e 1069/2009.

O guia de boas práticas sanitárias foi elaborado por profissionais para profissionais. Constitui uma referência para os controlos oficiais dos profissionais da cadeia alimentar.

O seu objetivo é partilhar as primeiras fases do processo HACCP com a implementação de elementos de controlo sanitário concretos e específicos para cada setor alimentar e adaptados à estrutura da empresa visada.


Plano HACCP

Plano de controlo sanitário - haccp validéHACCP significa "Hazard Analysis Critical Control Point" (em português, análise dos perigos e controlo dos pontos críticos).

Não sendo uma norma, o HACCP é na realidade um método que tem por objetivo identificar, avaliar e controlar os perigos significativos ligados à segurança dos géneros alimentícios.

O HACCP está integrado em diferentes normas, a saber : ISO 9001, ISO 9002, ISO 22000, IFS ou ainda o pacote "higiene" de 2006.

O método HACCP é solicitado por ocasião do pedido de autorização sanitária, para permitir certificar a conformidade do estabelecimento com as normas sanitárias para que o mesmo possa ser aberto ao público. Por conseguinte, será necessário elaborar o método HACCP com rigor, pelo que iremos agora abordar alguns temas de interesse para a sua elaboração.

O método HACCP assenta em sete princípios que se podem decompor em 12 fases.

Os sete princípios do método HACCP :

  • 1- Realização da análise dos riscos : consiste na identificação e avaliação dos perigos associados à produção alimentar.
  • 2- Determinação dos pontos críticos (CCP) : consiste na determinação dos pontos críticos de controlo a dominar para eliminar (ou pelo menos atenuar) os riscos sanitários.
  • 3- Definição dos limites críticos : consiste na determinação dos limites críticos que determinam o aceitável e o inaceitável. O objetivo é também determinar os níveis-alvo e/ou as tolerâncias para atingir os CCP.
  • 4- Estabelecimento de um sistema de vigilância dos CCP : onsiste no estabelecimento de programas de teste, medidas e observações que permitam alertar para desvios ao processo e corrigi-los.
  • 5- Estabelecimento de medidas corretivas a implementar quando o sistema de vigilância deteta uma anomalia e, por conseguinte, um CCP não controlado.
  • 6- Estabelecimento de procedimentos de verificação da eficácia do sistema HACCP.
  • 7- Estabelecimento de um sistema documental para especificar todos os procedimentos e registos cdefinidos nos princípios do método HACCP.

As 12 fases do método HACCP

A constituição de um processo HACCP assenta 12 fases, a saber :

  • 1. Constituição da equipa HACCP (máximo de seis pessoas e uma equipa pluridisciplinar)
  • 2. Descrição precisa e completa dos produtos
  • 3. Descrição da utilização prevista do produto (cozedura, transformação)
  • 4. Elaboração do diagrama de transformação
  • 5. Verificação do diagrama de transformação (confirmação do diagrama por toda a equipa)
  • 6. Enumeração e análise dos riscos
  • 7. Identificação e classificação dos pontos críticos de controlo (CCP)
  • 8. Definição dos limites/limiares críticos para cada ponto crítico de controlo (CCP)
  • 9. Elaboração de um plano de vigilância e controlo para cada CCP
  • 10. Definição de um plano de medidas corretivas
  • 11. Validação e verificação do plano HACCP
  • 12. Criação e atualizações do plano HACCP

Sistema de rastreabilidade alimentar

Plano de controlo sanitário - maîtrise des DLC A rastreabilidade alimentar é efetuada e assegurada por diversos intervenientes : produtor, qualidade, logística, lojista e compras.

A regulamentação europeia é uma das mais rigorosas para os profissionais, sendo o objetivo assegurar a máxima transparência para os consumidores.

Será por isso necessário respeitar todas as obrigações em matéria de rastreabilidade alimentar. A tecnologia informática permite atualmente assegurar essa mesma rastreabilidade com a máxima simplicidade e segurança.

A informatização do Plano de Controlo Sanitário permite economizar tempo e, por conseguinte, dinheiro. Além disso, permite evitar as onerosas penalizações associadas a erros humanos.

Com efeito, o sistema de informatização do Plano de Controlo Sanitário zest HACCP Solution é fruto de vários anos de investigação e projeto que resultaram num sistema fiável que alerta automaticamente para a existência, por exemplo, de produtos fora do prazo de validade.

Para mais informações, contacte a zest HACCP Solution.

Gestão dos produtos não conformes

Plano de controlo sanitário - Retrait de rayons Os estabelecimentos devem assegurar a gestão dos produtos não conformes para impedir utilizações ou fornecimentos não intencionais.

É necessário elaborar um procedimento documental para definir os controlos e as responsabilidades ao nível do tratamento dos produtos não conformes.

A informatização do Plano de Controlo Sanitário (PCS) com o zest HACCP Solution permite gerir os produtos não conformes de uma forma simplificada e compatível com os sistemas de rastreabilidade alimentar consagrados na regulamentação.

Com efeito, a informatização da gestão dos produtos não conformes permite evitar erros humanos. O zest HACCP Solution assegura de forma automática a gestão dos produtos com prazos de validade a expirar, pelo que deixarão de existir produtos esquecidos no ponto de venda que poderiam resultar em pesadas coimas em caso de controlo das autoridades sanitárias.

A informatização da gestão dos produtos não conformes permite poupar tempo aos colaboradores, os quais poderão assim dedicar-se a outras tarefas mais importantes.


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Solução de informatização do plano de controlo sanitário

Possui uma rede de grande distribuição? Um restaurante? Uma padaria? Ou qualquer outra atividade que exija um plano de controlo sanitário?

O zest é a aplicação para o plano de controlo sanitário que su establecimiento necesita!

La mayoría de los procedimientos obligatorios del plano de controlo sanitário de que a sua marca necessita! A maior parte dos procedimentos obrigatórios do plano de controlo sanitário da empresa é efetuada manualmente em papel. Tal exige muito tempo dos seus colaboradores e aumenta os riscos de erros que poderão resultar em riscos sanitários significativos, bem como em coimas importantes em caso de controlo pelas autoridades sanitárias.

Optar pela informatização do plano de controlo sanitário é optar pela simplicidade, pela rapidez e pela segurança :

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  • Simplicidade, uma vez que o zest HACCP Solution oi otimizado para assegurar uma ergonomia que não cessa de evoluir; acabam-se os trabalhos em papel e tudo fica centralizado informaticamente.
  • Rapidez, pois resulta numa otimização do tempo de trabalho dos colaboradores; a inteligência da aplicação zest HACCP Solution permite reduzir o tempo consagrado às tarefas demoradas, habitualmente realizadas à mão.
  • Segurança, já que o zest HACCP Solution é o resultado de anos de investigação e desenvolvimento que produziram numa aplicação estudada, eficaz e segura. De facto, os dados são todos armazenados numa nuvem, evitando todo o tipo de perdas.

O zest informatiza o plano de controlo sanitário na sua totalidade. A sua utilização dispensa preocupações, pois a aplicação gere todo o processo por si.

A rentabilidade do investimento é praticamente imediata, graças à redução dos manuseamentos dos produtos, à significativa redução das perdas ligada a uma melhor gestão dos prazos de validade, e à eliminação do risco de coimas (por exemplo, com a nossa aplicação, os produtos com prazo de validade expirado esquecidos nas prateleiras passam a ser nada mais do que uma má recordação).

O zest HACCP solution é a única solução com referências na grande distribuição alimentar. Trata-se também da única aplicação que permite gerir todos os tipos de secções (self-service ou tradicionais).

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Oferta digital de gestão do plano de controlo sanitário (PCS)

O zest HACCP Solution é uma oferta combinada de gestão do plano de controlo sanitário (PCS) que inclui os seguintes componentes :

  • 1. Aplicação zest HACCP Solution
  • 2. Personalização da aplicação para o estabelecimento
  • 3. Equipamento para a informatização do PCS (tablets reforçados IP67 com elevada resistência)
  • 4. Instalação e formação por um operador qualificado
  • 5. Manutenção completa

A nossa aplicação foi concebida para se adaptar a empresas de todas as dimensões, incluindo as lojas com áreas pequenas ou grandes.

O zest HACCP Solution é compatível com todos os equipamentos e sistemas da Grande Distribuição.

A vantagem final da nossa solução é o preço. De facto, planeámos os nossos preços da forma mais justa e sabemos adaptar-nos a todos os formatos de empresa.

Não espere para informatizar o seu Plano de Controlo Sanitário. Confie no zest HACCP Solution :